Parque Ecológico de Vilas do Atlântico será reaberto no dia 5 de junho

Resultado de imagem para foto Parque Ecológico de Vilas do Atlântico lauro de freitas
Os moradores de Lauro de Freitas terão mais uma opção de espaço para reunir a família em busca de paz e contato com a natureza. O Parque Ecológico de Vilas do Atlântico em Lauro de Freitas será reaberto e entregue a população na próxima segunda-feira (5), com a estrutura revitalizada e novidades para todas as idades. “Nós pensamos em proporcionar um espaço aconchegante para os laurofreitenses, com segurança e foco na educação ambiental”, explica o secretário do Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos , Alexandre Marques.

O espaço privilegiado para lazer, entretenimento e qualidade de vida ocupa 70 mil metros quadrados dos quais 15 mil são utilizados com equipamentos e serviços. Na entrada do Parque, um horto com plantas medicinais dará boas vindas aos visitantes que poderão seguir explorando a vegetação natural através de uma trilha de madeira inserida na mata. No percurso de mais de 800 metros, biólogos apresentarão as espécies do bioma da restinga. Ao lado, uma Concha Acústica será palco de peças, saraus, recitais e programas musicais direcionados a preservação da natureza.

As crianças também ganharam espaço exclusivo no Parque. A garotada poderá se divertir em brinquedos implantados debaixo de frondosas árvores. Os equipamentos são rodeados de areias brancas para divertimento dos pequenos. Outro local foi destinado às crianças maiores, com jogos que estimulam o raciocínio lógico através dos desafios com dominó, damas, xadrez.

De acordo com Marques, as espécies de plantas e animais estão sendo catalogadas. No espaço também será inserido uma tenda destinada ao Projeto Tamar. “Nós vamos trazer a apresentação das tartarugas marinhas por meio de protótipos das espécies. Uma maneira de conscientizar sobre a preservação destes animais e também de propagar a importância da não poluição do mar, habitat em que vivem”, explica.

Marques conta que uma programação especial foi preparada para a semana de reabertura do Parque. A data inicial foi escolhida por ser comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. “De 5 à 11 de junho nós traremos a este lugar estudantes de escolas e associações do município. Serão ofertados cursos de compostagem, peças teatrais, tour informativo, palestras, vivências de incentivo à hortas caseiras e agricultura manual”, disse.

Durante as ações de reabertura do Parque, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), também lançará o Plano Municipal de Saneamento Básico. O documento estabelece ações integradas para o saneamento no município abrangendo água, esgoto, drenagem e coleta de resíduos. “O principal objetivo do plano é alcançar níveis crescentes de qualidade de vida, associados às condições adequadas de salubridade e proteção do meio ambiente. Água tratada, coleta e tratamento de esgotos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos para todos os cidadãos”, explica o gestor da pasta Vidigal Cafezeiro.

O Parque Ecológico está situado na Avenida Praia de Itapuã, em Vilas do Atlântico. Aberto ao público das 8h às 17h de segunda a sexta-feira, sob a administração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos. Uma base de apoio da Guarda Municipal Ambiental está fixada no local. A entrada é franca.