Prefeitura articula implantação da Ronda Maria da Penha em Lauro de Freitas

Resultado de imagem para foto maria da penha
A Secretaria de Políticas para Mulheres de Lauro de Freitas deu mais um importante passo para instalação de Núcleo da Ronda Maria da Penha. Nesta segunda-feira (29), a secretária Barbara Chaves esteve reunida com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, que assegurou a disponibilidade de efetivo da corporação para compor o Núcleo local. O encontro, realizado no Quartel dos Aflitos, contou ainda com a presença do major Fabrício de Oliveira da 52º Companhia da PM.

No encontro foram discutidas, também, as etapas para capacitação dos profissionais que formam a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência. O curso de formação é executado pela equipe da Ronda Maria da Penha, liderada pela Major Denice, também empenhada na questão. Essa é mais uma etapa, que foi iniciada em reunião com o Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, que se mostrou sensível às demandas apresentadas pela secretária.

“O diálogo com a SSP e com a Polícia Militar da Bahia tem sido fundamental para a implantação do Núcleo da Ronda Maria da Penha no município. Existe um empenho de todos para a diminuição dos índices de violência contra a mulher em Lauro de Freitas. Na conversa com o comandante já acertamos a formação de toda rede de atendimento, além da disponibilidade de efetivo”, afirmou a secretária da SPM.

A Ronda Maria da Penha foi criada pela Polícia Militar em março de 2015. Em dois anos, teve sua atuação reconhecida e premiada no enfrentamento à violência contra a mulher. Bárbara Chaves destaca o esforço da gestão municipal para instalar a Ronda em Lauro de Freitas. No ranking nacional o município ocupa o 53º lugar, de acordo com o Mapa da Violência de 2015.

Em Lauro de Freitas, o Centro de Referência Lélia Gonzalez atende de maneira integral as mulheres vítimas de violência. Atualmente o CRLG faz acompanhamento contínuo de 161 mulheres.