Audiência do Plano de Políticas para Mulheres

Blog do Lau
Depois de ouvir moradoras do Centro, Portão, Vida Nova e Jambeiro, nesta quinta-feira (31) será a vez das mulheres de Itinga terem a oportunidade de construir coletivamente o 1º Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Lauro de Freitas. A audiência, organizada em dez eixos de discursões, acontece às 18h no Colégio 2 de Julho com a presença da prefeita Moema Gramacho.
Desenvolvido pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), o Plano servirá de base para as ações governamentais voltadas para o gênero durante os próximos quatro anos. A coordenadora executiva da SPM, Anete Pardo explica que as reuniões com a representatividade de cada local é o primeiro passo. “Quando este conjunto de ideias estiver catalogado, nós enviaremos à Câmara Legislativa para votação e após isso as sugestões serão discriminadas em cartilha para melhor acompanhamento da população”, disse.
Como parte das propostas incorporadas ao Plano durante os encontros, a moradora do Vila Mar e representante do poder público, Rosa Menezes ressaltou a importância da criação de espaço para o desenvolvimento e comercialização do artesanato local feito pelas mãos femininas. “Esse é um pleito das artesãs que foi inserida no PMPM.. Nós enfatizamos ainda, a necessidade de especialização e inserção no mercado de trabalho para as mulheres”, frisou.
A jovem moradora do Centro, Maria Luiza, de 13 anos, disse estar feliz em participar deste processo democrático. “Me sinto muito orgulhosa em colaborar para melhorar a vida das mulheres da minha cidade”, falou. As rodas de diálogo são mediadas por servidoras da gestão. “Nós contamos com o apoio das secretarias de Governo, Saúde, Educação e Social para construir este plano. Todas nos estamos empenhadas nisto”, assegurou Pardo.