Carreta da Saúde traz atendimento de hanseníase a Lauro de Freitas

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
Em 2009 a Novartis assumiu o desafio de contribuir de forma mais ativa com a erradicação da hanseníase no Brasil, por meio da Carreta da Saúde – um caminhão itinerante que atua como um centro de saúde móvel.


Neste sábado (9/9), a Carreta de Saúde estará em Lauro de Freitas para realizar atendimentos dermatológicos para diagnostico, prevenção e tratamento da hanseníase. A ação acontece a partir das 9h, no estacionamento do Restaurante Popular, no Centro. 

A Carreta da Saúde é um caminhão itinerante equipado com cinco ambulatórios e um laboratório, além de acesso para deficientes físicos e palco para apresentação de atividades relacionadas à hanseníase. 

Um dos objetivos do Caminhão da Saúde é levar atendimento a locais endêmicos de hanseníase no país que, muitas vezes, oferecem assistência médica deficitária ou os médicos nem mesmo sabem identificar os sinais e sintomas da hanseníase, mobilizar gestores e profissionais para o problema, além de alertar a população para que, em caso positivo da doença – diagnosticada no momento do atendimento na carreta -, dê início à assistência médica na rede pública local.

O Brasil é o segundo país no mundo em incidência da doença. São cerca de 40 mil registros novos a cada ano e, desse total, cerca de 8% dos pacientes apresentam sequelas no momento do diagnóstico, inclusive crianças e adolescentes, que podem ficar fora do mercado de trabalho.