Prefeituras de Lauro de Freitas participa de ação de combate ao trabalho infantil na Ceasa

A Rede de Combate ao Trabalho Infantil na Ceasa promoveu nesta sexta-feira (15/09) uma abordagem social nas dependências da Central de Distribuição do centro Industrial de Aratu (CIA), com o objetivo de fazer a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social e os encaminhamentos para escolas e programas sociais. 

A ação integra o projeto Ceasa Cidadã, realizado pela Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), em parceira com o Ministério Público da Bahia, as prefeituras de Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho, entre outras instituições. 

A abordagem contou com a participação de 25 agentes de Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Conselhos Tutelares dos municípios parceiros. Antes da ação, a equipe participou de um treinamento no dia 1º deste mês, ministrado pela técnica responsável pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Adriana Vieira, da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza de Salvador. 

"Procuramos fazer uma abordagem específica e cuidadosa para identificarmos o público alvo do projeto, buscando garantir todos os direitos das crianças e adolescentes encontrados. A próxima etapa será a avaliação desta atividade, quando traçaremos um plano de ação para os próximos meses", explica Maria do Carmo Machado, coordenadora de serviço social da Sudic.

Ceasa Cidadã 2017

No dia 24 de outubro próximo a Sudic repetirá o ato público de combate ao trabalho infantil, realizado no ano passado com cerca de 500 atendimentos para a população do entorno da Ceasa. A edição deste ano terá como tema central ‘A importância da família do combate ao trabalho infantil’, e terá ampliação dos serviços prestados, como emissão de RG, CPF, certidões, carteira de trabalho, além diversos serviços de saúde.


Fonte: Ascom/Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic)