Audiência pública na AL-BA discute limites territoriais entre Lauro de Freitas e Salvador

Debate na AL-BA discute limites entre Salvador e Lauro de Freitas (Foto: Divulgação)
Na manhã desta quarta-feira (4), está havendo o debate sobre os os limites territoriais de Salvador e Lauro de Freitas na Comissão Especial de Divisão Territorial da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Este tema ficou em evidência após a nova lei territorial de Salvador, aprovada pela prefeitura, agregar bairros que eram considerados como pertencentes a Lauro de Freitas, como Areia Branca, Cassange, Barro Duro e Itinga.
Segundo o site Bocão News, uma das principais questões neste debate é o metrô, que vem sendo considerado como um sistema metropolitano. De acordo com a delimitação estadual estabelecida em 1969, a estação do transporte construída ao lado do Aeroporto de Salvador, pertence à capital baiana, fazendo com que o metrô não seja um transporte metropolitano.
Porém, em 2015, a prefeitura de Lauro de Freitas fez uma alteração nesses limites, fazendo com que a estação pertença ao município. A nova delimitação da prefeitura soteropolitana mantém a estação dentro dos limites de Lauro de Freitas. Porém, por conta destes conflitos, a AL-BA deve ter o respaldo para debater o assunto.