Lauro de Freitas recebe etapa estadual dos Jogos Escolares nesta sexta-feira (06/10)

Equipe da Colégio Salesiano (azul), em Salvador, se classificou na etapa municipal da competição


A etapa estadual na categoria de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude, nas modalidades coletivas, começa nesta sexta-feira (6), com jogos acontecendo em Salvador e nos municípios metropolitanos de Lauro de Freitas e Simões Filho. A seletiva baiana, que segue até domingo (8), definirá os atletas que irão representar o estado na competição nacional, que acontece em novembro, em Brasília. 

Organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a fase estadual tem também o apoio da Secretaria da Educação. Ao todo, 26 escolas baianas participam desta fase, sendo 15 representantes de escolas públicas e 11 de colégios particulares de 12 municípios baianos. Os jogos acontecem nos ginásios Poliesportivo de Cajazeiras e Municipal de Lauro de Freitas, na seda da Associação dos Servidores do Banco Central (Asbac) e no Colégio Integral (ambos na Pituba), e na sede da Associação Desportiva Cultural Coelba (Adelba), em Patamares. 

Os 360 atletas irão competir nas modalidades de vôlei, basquete, handebol e futsal masculinos e femininos, dos municípios de Salvador, Lauro de Freitas (RMS), Juazeiro (norte), Jequié, Itapetinga, Manoel Vitorino (centro sul), Feira de Santana, Irecê, Canarana (centro norte), Teixeira de Freitas (extremo sul), Itaberaba (Chapada Diamantina) e Barreiras (oeste). Serão 34 equipes participantes, que se enfrentam em três dias de seletiva. 

Além da organização da competição na fase estadual, a Sudesb também garante hospedagem e alimentação das equipes do interior. Todas as delegações (etapas 12 a 14 anos e 15 a 17 anos) também viajam para as etapas nacionais em voo fretado pela autarquia do esporte, que investe, na edição deste ano, R$1,2 milhão. Curitiba (12 a 14 anos) e Brasília (15 a 17) são as cidades sedes dos jogos. 

Modalidade individual

Em julho, foram selecionados os 67 atletas de 15 e 17 anos que irão representar a Bahia, em Brasília, nos jogos de vôlei de praia, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez, masculino e feminino, todas modalidades individuais e dupla. 

Os Jogos Escolares da Juventude é uma competição que acontece há 13 anos, reúne vários estudantes atletas, entre 12 e 17 anos, de todo o Brasil para competir em modalidades esportivas individuais e coletivas. A etapa nacional é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com apoio do Ministério do Esporte e Rede Globo.

Locais de jogos

Em Lauro de Freitas

Ginásio Municipal de Lauro de Freitas 
Rua Euvaldo Santos Leite 


Em Salvador

Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras 
Estrada do Coqueiro Grande, 127 - Fazenda Grande 2, em Salvador

Associação dos Servidores do Banco Central (Asbac)
Rua Ceará, 999 – Pituba , em Salvador (em frente ao supermercado Bom Preço)

Colégio Integral 
Rua Fernando Menezes de Góes, 570 - Pituba, em Salvador

Associação Desportiva Cultural Coelba (Adelba) 
Avenida Tamburugy, Patamares, em Salvador 

Em Simões Filho

Sesi 
Avenida Elmo Serejo Farias - CIA I 



Fonte: Ascom/Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb)