NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Profissionais do Pelc-Bahia participam da segunda formação em Lauro de Freitas

            Resultado de imagem para centro de judo lauro de freitas
Segunda etapa da formação do Pelc acontece no CPJ de Lauro de Freitas


Cerca de 100 pessoas entre coordenadores, agentes sociais e lideranças comunitárias que atuam em 12 núcleos esportivos presentes em Salvador, participaram, de segunda a quarta da segunda formação do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) realizada no Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas.

Durante os três dias de atividades, coordenadas por três professoras da Universidade Federal de Minas Gerais, os participantes concluíram a "Formação II Módulo Introdutório", que contou com uma extensa programação. Dentre os temas abordados, a metodologia do Pelc/Bahia, onde se busca estimular a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, fomentando a pesquisa e a socialização do conhecimento.

Até dia 06 de junho, serão feitos mais oito encontros similares em Lauro de Freitas, reunindo, a cada etapa, os coordenadores e agentes de outros sete polos que formam os 100 núcleos na Região Metropolitana e no interior do estado. Na Bahia, o Pelc é executado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), com apoio financeiro do Ministério do Esporte.

Presente no encerramento das atividades na tarde desta quarta-feira, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Vicente Neto, destacou ser o Pelc-Bahia o maior convênio já feito pelo Ministerio do Esporte para o desenvolvimento dessa política pública – o investimento soma R$18 milhões. “Por isso, a pedido do próprio governador Rui Costa, temos um cuidado permanente tanto na construção quanto na execução do Pelc em nosso estado, pois queremos que seja modelo no país. E sei que vocês, coordenadores e agentes, têm dimensão da responsabilidade que têm em mãos na execução dessa tarefa”, destacou o secretário.

Também participando das atividades de encerramento, o diretor da Sudesb, Elias Dourado, destacou a importância dessa formação “para reenergização de todas as pessoas envolvidas com o Pelc. Tenho certeza de que vocês voltam agora para seus núcleos mais dispostos e mais estimulados ainda a dar continuidade às ações no atendimento ao público”, disse.


Experiência

Para a coordenadora Cátia de Oliveira, do núcleo do Centro Social Urbano, no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, a experiência de trabalhar com o Pelc está sendo muito interessante. “Trabalhar com lazer, na minha comunidade, está sendo uma experiência muito válida”.

Com aulas de teatro, ginástica, leitura, futsal, vôlei e karatê, a profissional de educação física fala da flexibilidade com as aulas. “Com os idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, a gente consegue fazer um trabalho de forma criativa, para que haja uma aproximação maior entre a comunidade”, revelou, Cátia.

A UFMG é instituição designada pelo Ministério para preparar coordenadores e agentes que atuam no Pelc em várias cidades do país – a Bahia é pioneira na execução do programa com abrangência estadual.

Agente social, Carolina da Silva, do bairro de Mata Escura, em Salvador, ficou entusiasmada com a formação. “Está sendo o máximo essa experiência. Para mim, será muito gratificante poder passar todo esse aprendizado para as pessoas do meu bairro. Estou muito feliz”, disse a estagiária.




CRONOGRAMA DAS FORMAÇÕES:

Polo Salvador A - 30/04, 01 e 02 de maio de 2018 - 12 Núcleos Participando
Polo Salvador B e RMS - 03 e 05 de maio de 2018 - 12 Núcleos Participando
Polo Serrinha e Eunápolis - 07, 08 e 09 de maio de 2018 – 12 Núcleos Participando
Polo Vitória da Conquista - 10, 11 e 12 de maio de 2018 - 11 Núcleos Participando
Polo Caetité - 14, 15 e16 de maio de 2018 - 12 Núcleos Participando
Polo Santo Antônio de Jesus - 21, 22 e 23 de maio de 2018 - 10 Núcleos Participando
Polo Senhor do Bonfim - 24, 25 e 26 de maio de 2018 - 13 Núcleos Participando
Polo Itabuna - 28, 29 e 30 de maio de 2018 - 10 Núcleos Participando
Polo Irecê - Dias 04,05,06 de junho de 2018 - 08 Núcleos Participando

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU