NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Abertura das comportas da represa Joanes 1 em Lauro de Freitas vira pauta da Assembléia Legislativa

                                                    
A represa Joanes 1, no Jambeiro, voltou a verter em função do excesso de água, em abril, devolvendo a vida ao rio – na hora errada. “Em vez de abrirem as comportas para o rio correr o ano inteiro, dando espaço para o excesso em tempo de chuva, temos agora o Joanes complicando o escoamento do Ipitanga na maré alta, o que facilita os alagamentos”, disse o vereador Antônio Rosalvo (REDE). Ele inspecionou a barragem com o deputado estadual Joseildo Ramos (PT), acompanhados do vereador Tito Coelho (PPS) e do secretário de Administração de Lauro de Freitas, Ailton Florêncio. Antônio Rosalvo defende a reabertura das comportas desde que elas foram lacradas.

Membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Joseildo Ramos apoia gestões do vereador para convencer a Embasa a reabrir as comportas, repondo o fluxo normal do Joanes até Buraquinho. “Vamos iniciar um debate em torno do tema”, disse o deputado, prometendo levar o assunto à Comissão do legislativo estadual.

A ideia é não só minimizar os alagamentos, “mas manter o fluxo ecológico mínimo” do rio Joanes, disse Ramos, atenuando o impacto do rio Ipitanga na qualidade da água em Buraquinho (leia à pág 20). A limpeza da barragem para aumentar o volume de água acumulada e manter a segurança do abastecimento é uma das hipóteses a discutir.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU