NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 12 de junho de 2018

Estudante de Lauro de Freitas representa a Bahia na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Estudante de Lauro de Freitas representa a Bahia na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

“Precisamos implantar a cultura da sustentabilidade na sociedade para garantir o uso adequado da água em gerações futuras”. Foi defendendo esse ponto de vista no seu projeto que o estudante Misael Oliveira Barbosa, 13 anos, da Escola Municipal Ipitanga, em Lauro de Freitas, passou para a fase nacional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) que este ano acontecerá em Sumaré – São Paulo, de 15 a 19 de junho.
Com mais uma etapa vencida, Misael foi eleito um dos delegados que representará a Bahia na V CNIJMA que terá como tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. Para chegar na fase nacional, o estudante do 8º ano passou pela seleção municipal e foi escolhido na etapa estadual (III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente) entre mais de 150 representantes de todo o estado da Bahia. Nestas etapas, as votações pela escolha dos melhores projetos foram feitas pelos próprios estudantes. Ao todo foram eleitos 19 delegados para compor a comitiva baiana.
A proposta de Misael é realizar um trabalho sobre “O Uso Racional da Água nas Escolas”, proporcionando à comunidade escolar noções de sustentabilidade e cidadania, como explica o aluno. “O projeto pretende implantar a cultura da sustentabilidade nas pessoas. Percebemos que a falta de água é um problema recorrente aqui na cidade. Então pensamos nesse projeto com o objetivo de promover hábitos sustentáveis em benefício do meio ambiente. Na prática, pensamos em fazer a captação da água da chuva, tratá-la com equipamentos adequados e reutilizar aqui na escola”.
Com um perfil bastante comunicativo, o estudante contou que não sentiu dificuldades para apresentar seu projeto nas duas etapas. Sobre as expectativas para o encontro nacional no estado de São Paulo, entusiasmado, ele demonstra determinação. “Gosto muito de estudar, me esforço bastante e adoro a matéria de ciências. Na fase nacional não teremos nenhum auxílio para apresentar, temos que levar apenas itens representativos da cidade, lá usaremos a criatividade”. Revelou Misael que pretende levar fotografias de monumentos importantes da cidade, vestes e semente de oiti – árvore símbolo de Lauro de Freitas.
Acompanhando o desenvolvimento do projeto, a coordenadora pedagógica Antonia Oliveira afirma que o protagonismo dos estudantes em ações educacionais é fundamental. “Fico feliz que nosso trabalho rendeu frutos. A participação do aluno nessa conferência parte de um projeto educacional que tem como objetivo promover a consciência ambiental e a importância da preservação local para nossa sobrevivência”, destacou.
Repercussão – O projeto de Misael tem chamado atenção. Na última sexta-feira (8), o aluno foi convidado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos-SEMARH para participar do lançamento do “Projeto de Revitalização do Rio Sapato”, ocorrido no auditório da faculdade Unime. O estudante falou sobre a execução do seu projeto, a importância da educação ambiental e que pretende levar a ideia para todas as escolas do município.
V CNIJMA – A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Meio Ambiente (MMA). Trata-se de um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltados para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades, com o objetivo de mobilizar estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU