NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 6 de junho de 2018

*Lauro de Freitas se prepara para o São João da Tradição

*Lauro de Freitas se prepara para o São João da Tradição*

O clima dos festejos juninos já toma conta das ruas de Lauro de Freitas. O município se prepara para manter a tradição de um dos melhores “arrasta-pés” da região metropolitana, que mesmo tão pertinho da capital consegue acender a chama interiorana e trazer crianças, jovens e adultos para dançar agarradinho na noite de São João. É forró, milho verde, quentão e, claro, sanfona, triângulo e zabumba incendiando os corações, madrugada a dentro, na Praça da Matriz e nos palcos espalhados pelos bairros da cidade.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Manoel Carlos dos Santos, o Arraiá de Ipitanga foi pensado para oferecer às famílias lazer e segurança. “Nós definimos a programação em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura e já está batido o martelo pela nossa prefeita Moema Gramacho. Teremos festa nos dias 23 e 24 (sábado e domingo) na Praça da Matriz, e os tradicionais desfiles dos arrastões que percorrem as ruas do Centro, além de palcos montados em bairros da cidade”, explicou.
Na grade de atrações, que será divulgada na próxima semana, predomínio do forró autêntico pé de serra, vocação natural do município protegido por lei. Cumprida com rigor no ano passado, a lei da zabumba que obriga o município a incluir na grade 70% de bandas de forró, é uma atração a mais para quem valoriza o São João de raiz. Destaque para a apresentação de quadrilhas e samba junino, manifestações culturais fortes na cidade.
A marchinha para os forrozeiros mais tradicionais de Lauro de Freitas é o ponto alto da festa. Todos os anos os blocos juninos Cangaceiros de Ipitanga, Arrasta Jegue, Chapéu e Gravata, Bicho de Pé, Samba Tropical e Samba de Chão trazem para as ruas do Centro, Itinga e Quingoma novidades como roupas características, músicas e muita animação.  Um dos mais tradicionais, o Arrasta Jegue desfila sua animação num mini trio que percorre nove ruas. O bloco recebeu esse nome por levar à frente, antigamente, duas carroças comandadas por jegues com as comidas típicas da época.
A infraestrutura contará com o apoio da Policia Militar e Civil, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e dos Direitos Humanos, Juizado de Menores. Ambulâncias estarão de plantão para atender eventuais chamadas. Além disso, agentes de trânsito da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública orientarão os condutores sobre os melhores caminhos e alternativas para vias fechadas em decorrência temporária da festa. Banheiros químicos serão instalados em todos osn percursos.



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU