NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Lauro de Freitas já disponibiliza exame de punção mamária na rede municipal de saúde

Lauro de Freitas já disponibiliza exame de punção mamária na rede municipal de saúde

A Prefeitura de Lauro de Freitas começou, este mês, a oferecer o exame de punção de nódulo mamário. O procedimento será realizado sempre às terças-feiras, no Hospital Municipal Dia Jorge Novis para pacientes regulados. A possibilidade da realização da punção na rede municipal vai reduzir em muito o tempo de possível diagnóstico de câncer de mama e significar muitas vidas salvas.
Antes da oferta no município o procedimento era feito em Salvador através Programação Pactuada Integrada (PPI), e o fechamento do diagnóstico levava cerca de sete meses.  Com o exame em Lauro de Freitas esse tempo vai diminuir para uma semana. “O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e o diagnóstico precoce é essencial para aumentar a chance de cura da paciente”, explicou a mastologista do Jorge Novis, Juliana Varjão.
Tentando disfarçar o nervosismo, dona Sidneia Oliveira confessou estar ansiosa para fazer a punção. “Eu tenho um nódulo na mama esquerda e quero saber logo o resultado pra fazer o que for necessário pra manter minha saúde boa”. Caso o resultado aponte a necessidade de cirurgia, o procedimento para retirada de nódulo benigno será realizado no Hospital Jorge Novis, que é especializado em cirurgias de pequeno porte.
Diretora administrativa da unidade, Elisa Daltro explicou que o procedimento é relativamente simples. “A punção mamária consiste na aspiração do conteúdo do nódulo mamário para avaliação em laboratório, sendo uma importante ação preventiva contra a possibilidade de desenvolvimento de tumores cancerígenos“.
Para esse primeiro mês foram marcadas 40 punções, 30 delas já realizadas. Diretor da Central de Regulação, Alan Reis avalia que essa demanda deve aumentar com a contratação recente de mais um mastologista para a rede municipal. O médico Marques Vinicius Gomes atende na Policlínica Carlos Bastos, na Vila Praiana, e além do exame fará também as cirurgias no Jorge Novis para retirada de nódulo benigno, drenagem de abscesso, biópsia excisional (para retirada de todo o tumor), correção de fístula e setorectomia (retirada de uma parte da mama).
A marcação da punção é feita de segunda a sexta-feira na Central de Regulação, localizada na Rua Maria Isabel dos Santos (Avenida Beira Rio), no Centro, das 8h às 14h É necessário apresentar documento de identidade e solicitação médica.


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU