NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Seminário de Integração de Redes inicia agenda para a democratização tecnológica na Bahia

Seminário de Integração de Redes inicia agenda para a democratização tecnológica na Bahia

A abertura do Seminário de Integração Metropolitana de Redes e Tecnologias aconteceu nesta quarta (1), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Já no dia 2 ocorre a agenda técnica no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, com a realização palestras e debates.

O curador técnico do evento, Mauro Cardim, frisou que "hoje tem início um pacto entre as diversas esferas de governos, ONGS, técnicos e academia visando a construção de uma agenda para o desenvolvimento das redes e tecnologias da Bahia". Ele afirmou que "a intenção é iniciar esta parceria entre os provedores de internet e os poderes públicos pela expansão e integração das fibras óticas e internet na RMS e depois expandir pelo estado, democratizando assim o acesso à tecnologia".

Segundo o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Hita, "é fundamental esta união em prol do desenvolvimento tecnológico que ocorre neste seminário, reunindo os poderes públicos, a academia e a sociedade civil organizada. Ele afirmou que temos uma infovia iniciada em Salvador que interliga 600 prédios públicos com uma internet de alta qualidade. Isso deve ser expandido para o interior. As fibras podem e devem ser interligadas entre os poderes públicos e demais esferas".

Em seu discurso, o vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Angelo Almeida (PSB), frisou que "as deliberações deste importante encontro são um marco para a democratização da internet na Bahia. E solicitarei ao governador a inclusão das proposta da Carta do Seminário no Programa de Governo Participativo (PGP) da reeleição do governador Rui Costa".

Já o presidente da Coelba, Fúlvio Marcondes Machado, pontuou que "a infraestrutura de comunicação é um fator básico para a mundo estar hoje tão conectado. E esta convergência que vemos aqui hoje é fundamental para a disseminação da tecnologia".

A mesa do evento também foi composta pelo secretário de Comunicação do MInstério Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Américo Tristão Bernardes, a diretora da Telebras para o Nordeste, Tatiana Piecha, o diretor do ITC, Daniel Landim, e o presidente da ProBahia, Janyel Leite, dentre outros.



Ocorrerão palestras amanhã (02), dentre outros temas, sobre o “Cenário Atual dos Provedores de internet/banda larga da RMS”; “Cidades Inteligentes com foco em Educação, Saúde e Segurança pública”;  “Conectividade Trazendo Soluções em Regiões Remotas, ‘‘Políticas Públicas de Redes e tecnologias” e “Importância de uma Política Pública de Distribuição de Rede Integrada de Cabos Multimídia para as Regiões Metropolitanas”, dentre outras. A abertura dos trabalhos ocorrerá no Centro Panamericano de Judô, em Lauro de Freitas, a partir de 09 horas. 

Já estão agendados eventos similares em Feira de Santana (21 de agosto), Vitória da Conquista (25 de setembro), Ilhéus (30 de outubro) e Barreiras (27 de novembro).

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU