NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Lauro de Freitas lança projeto de autocuidado à pacientes com hanseníase

Resultado de imagem para hanseníase

Pacientes de hanseníase em Lauro de Freitas receberão orientações de profissionais para melhorar a qualidade de vida enquanto seguem no tratamento. A proposta para a criação do primeiro grupo de autocuidado para portadores desta doença é inédita no município e foi lançada na tarde desta quarta-feira (28), no Complexo de Saúde da Itinga pela Gerência de Núcleo da Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a gerente do Núcleo, Margarida Dea, uma vez por mês os acometidos terão encontros em que palestras sobre temas levantados pelos próprios pacientes serão abordadas. “Acreditamos que essa proposta favoreça a autonomia dos doentes para a melhoria da qualidade de vida, auxiliando-os a cuidar de si mesmo, em casa, no trabalho, para prevenção de incapacidades e deformidades geradas pela doença”, explicou.

Dea acredita que a formação de grupos de autocuidado “se faz relevante diante da necessidade de estimular a formação da consciência de riscos para a integridade física do paciente atingido pela hanseníase, a mudança de atitudes para a realização do autocuidado e o fortalecimento da autonomia biopsicossocial, a partir da identificação do problema, visando a sua superação”, disse.
Em Lauro de Freitas cerca de vinte pessoas estão no programa para tratamento da hanseníase ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento da doença varia de seis meses a um ano a depender da complexidade do caso. De acordo com Dea, o preconceito ainda é um grande impedimento para a conclusão da terapia medicamentosa. “Muitos iniciam e logo abandonam por medo ou vergonha”, afirmou.

Os sinais de hanseníase apresentam-se na pele e nos nervos periféricos. Áreas da pele com manchas esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas, com alteração na sensibilidade são os sintomas mais frequentes. Atualmente, o Brasil adota um tratamento composto por antibióticos de ações diferentes, que pode e deve ser realizado em regime ambulatorial, ou seja, o paciente comparece uma vez ao mês para tomar uma dose dos medicamentos na presença do profissional de saúde.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU