NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

SEMDESC: A alimentação saudável para o período do verão

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas através da SEMDESC, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional - DESAN, realizou uma atividade de orientação sobre Alimentação no Verão, ressaltando os cuidados que devemos ter para manter o corpo saudável e hidratado nesta estação do ano.
Durante o verão costumamos aproveitar bastante o clima quente, principalmente por ser um período que coincide com as férias. Muitas pessoas, inclusive, aproveitam para curtir a praia, bronzear a pele e aproveitar a natureza. Durante essa estação do ano, entretanto, é preciso ter um cuidado maior com a temperatura para não ter problemas de saúde relacionados ao clima.
Há, comumente, uma sensação de mal-estar durante os dias de verão, que acontece devido o desvio de energia para a digestão, o que acaba tornando a digestão mais lenta. Além disso, a perda de líquidos se torna mais intensa, e por isso, entre os cuidados mais importantes estão a alimentação e a hidratação do organismo.
Alimentação
É importante também estar atento à alimentação, pois normalmente quando estamos em dias com temperaturas mais altas, sentimos menos fome, já que o calor inibe o sentimento de fome. Entretanto, é importante não fazer jejuns prolongados, já que o organismo poderia acabar ficando fraco e debilitado.
Procure consumir, principalmente nesse período, alimentos mais leves, saudáveis e de fácil digestão, como carnes magras, legumes, saladas, vitaminas de frutas, sucos naturais e sanduíches leves. Tome bastante cuidado ou preste atenção, em casos de restaurantes, quanto ao preparo da comida, pois a proliferação bacteriana é mais elevada durante o verão por causa do calor, e isso pode causar uma contaminação dos alimentos.

Hidratação

A hidratação torna-se mais importante durante este período justamente porque no calor perdemos mais líquidos e sais minerais, e por isso precisamos fazer uma reposição mais intensa para que o corpo esteja sempre hidratado. Para quem gosta, a água de coco, por exemplo, pode ser uma excelente opção, pois além de ser saborosa e ter baixo valor calórico, pode ser usada como substituição para a água, fornecendo ainda eletrólitos, como o sódio e o potássio, principalmente em casos de desidratação mais intensa.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU