NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Blitz da Prevenção realizou 400 testes rápidos e distribuiu cinco mil preservativos nas praias de Lauro de Freitas


A Blitz da Prevenção percorreu durante o mês de fevereiro as três praias de Lauro de Freitas realizando testes rápidos para HIV/AIDS, sífilis, hepatites, distribuição de lubrificantes, camisinhas femininas e masculinas. As equipes da Secretaria Municipal de saúde (SESA) também orientaram banhistas, ambulantes e barraqueiros sobre serviços oferecidos pelo município como a PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco), disponibilizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Itinga, que reduz o risco de infecções pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).
O secretário da Saúde, Erasmo Moura, que acompanhou a blitz deste domingo, informa que atualmente no município cerca de 800 pessoas são acompanhadas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Avenida Pastor Renato Cunha, com atendimentos de segunda a sexta-feira. Na unidade, além da realização de testes rápidos e distribuição de medicamentos, a população soropositiva é acompanhada por enfermeiros, médicos infectologistas, psicólogos e assistentes sociais.
TESTES RÁPIDOS DETECTAM CASOS
O coordenador do programa municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da Sesa, Franklin Silva, explica que a equipe iniciou o trabalho na praia de Vilas do Atlântico, percorreu Ipitanga e encerrou as atividades neste domingo (24) em Buraquinho. No local, a unidade móvel preparada para atender a população com total descrição, realizou durante a ação mais de 200 testes rápidos que detectaram cinco casos de sífilis e um de hepatite C.  “A iniciativa é importante para levar informação para a população, que as vezes por conta da rotina de trabalho não pode se dirigir a uma unidade de saúde. Então o alvo é alcançar esse público que não acessa o serviço”, explicou.
Nos três domingos em que a equipe composta de enfermeiros e assistentes sociais visitaram as três praias do município mais de 400 testes rápidos foram realizados e cerca de 5 mil preservativos masculinos distribuídos. Para a banhista Beatriz Santos, 21 anos, a Blitz é importante para orientar a prevenção e conscientizar a população. “Sexo não é uma coisa banal, tem que ser feito sempre com segurança para evitar gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis”.
ALERTA NO CARNAVAL
O secretário Erasmo Moura chama a atenção para o período do Carnaval propício a novos relacionamentos, e alerta para o uso de preservativos. “Em ações como estas da Blitz, a Sesa preconiza a informação. Hoje no município nós temos a PEP que é uma medida de prevenção de urgência realizada na UPA de Itinga que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus”, explica.
O PEP é direcionado para pessoas que sofreram violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).



Jornalista Giovanna Reyner
Fotos Danilo Magalhães
ASCOM/PMLF
25/02/2019
Tel.: 3288 8671
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU