NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Prefeita visita obras de contenção de encosta e pavimentação de vias na Itinga*

Prefeita visita obras de contenção de encosta e pavimentação de vias na Itinga*
A prefeita Moema Gramacho visitou, nesta sexta-feira (8), obras que estão sendo executadas na Itinga, bairro mais populoso de Lauro de Freitas. A visita começou no Loteamento Santa Bárbara onde uma contenção de encosta com cerca de 310 metros agora garante a tranquilidade das famílias.

“Isso aqui estava desabando, trazendo poeira pra nossas casas e risco pras famílias. O que a Prefeitura fez agora foi uma maravilha. E é bom a prefeita vir conferir de perto, fiscalizar o trabalho que está sendo feito. É importante estar presente na comunidade, junto com o povo que tem a oportunidade de agradecer pessoalmente”, destacou o líder comunitário Lázaro Reis.
No local foram realizados os serviços de corte e preparo da superfície do talude, inserção de grampo e buzinote, aplicação de malha de aço e jateamento de concreto.
“Estamos dando sequência às obras que deixei contratadas para execução desde 2012. O mais importante é que conseguimos recuperar os recursos. Já estão sendo feitas cinco ruas e mais quatro encostas”, destacou a prefeita. Além da verba federal, as obras contam com recursos do município. “Quando for concluída, vamos entregar à comunidade mais um espaço de convivência e o posto de saúde que foi desativado devido ao risco que a encosta oferecia”.
Secretário de Infraestrutura, Vidigal Cafezeiro explicou que a gestão passada, para construir uma praça na localidade, escavou a base da encosta para ampliar a área. A Caixa Econômica Federal recusou a entrega por considerar que o item segurança não atendia as normas.
“A contenção da encosta teve que ser feita por oferecer risco à população. O posto de saúde que fica na rua de cima da encosta teve que ser desativado por risco de desabamento e a própria população temia frequentar a praça. Com a encosta pronta, vamos fazer agora a requalificação da praça para entregar a obra completa”.
Na segunda parada, a equipe percorreu a Rua Zulmira Fraga onde foi realizada drenagem e estão sendo executados serviços de terraplanagem e pavimentação. Outra via visitada pela prefeita foi a Rua Elvira Nascimento que também está sendo pavimentada. As duas vias fazem parte da Poligonal VIII que contempla também as ruas Florisvaldo Figueiredo, Graciliano Ramos, Valdemir P. Guimarães. Somados, são quase mil metros de pavimentação.
Moradora há 30 anos na Itinga e proprietária de um bar há 18 anos na Rua Elvira Nascimento, Maria Gorete comemora a pavimentação. “Ficamos tanto tempo na lama, sendo que tinha dinheiro e o outro perfeito não fez. Graças a Deus estamos realizando nosso sonho”.
Além das obras em execução, a prefeita visitou o Canal do Horto, que já foi concluído. Investimento de cerca de R$600 mil, a obra de macrodrenagem do Horto Florestal consistiu no revestimento em alvenaria de pedra do canal e na canalização do trecho dentro do Condomínio Dois de Julho para aumentar a vazão e acabar com os alagamentos na região.
O controlador Geral do Município, Ápio Vinagre, morador da Itinga, destacou o significado das obras no bairro. “Foi uma decisão acertada da prefeita capitalizar os recursos federais para obras de Defesa Civil. Hoje é impossível não lembrar de seu Hélio, dona Maria e Serjão. É um momento muito significativo, pois muitos, como esses moradores que faziam parte do dia a dia dessas comunidades e lutavam por essas melhorias, já se foram”.



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU