NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Com participação ativa, moradores da Caixa D’Água lotam audiência pública do Planos de Bairro

Com participação ativa, moradores da Caixa D’Água lotam audiência pública do Planos de Bairro

A comunidade do bairro Caixa d' Água em Lauro de Freitas compareceu em peso a audiência pública do Planos de Bairro realizada na noite desta quarta-feira ( 22), na Escola Municipal Catarina de Sena. Durante o encontro, a população pôde opinar sobre questões relacionadas à localidade e apresentar os pontos positivos e os que precisam de ajustes em períodos estipulados a médio e longo prazo.
De acordo com a prefeita Moema Gramacho,  a ação é parte integrante a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM) que acontece a cada dez anos. "Nós iniciamos a construção do PDDM em 2005 e finalizamos em 2008. A lei determina que a cada década o Plano seja revisado e como estamos numa gestão democrática e participativa nada melhor do que ouvir o povo que é parte prioritária no processo", explicou.
Mais de 300 pessoas da comunidade se dividiram em quatro grupos e responderam a questões no intuito de avaliar os pontos fortes e em desenvolvimento da região. Essa é a terceira audiência  de 22. Serão realizados um encontro em cada bairro, mas a metodologia para recolher as informações é a mesma. São formados quatro grupos, cada grupo escolhe seu relator e define as propostas imaginando como seria seu bairro daqui a dez anos.
“O objetivo é nos planejarmos, como ocorre nas grandes cidades do mundo. Todas essas proposições serão condensadas para a formação de uma minuta que dará origem ao Projeto de Lei que será  encaminhado à Câmara Municipal dos Vereadores para ser votado", disse o secretário de Governo, Luís Maciel.
Com 1,4 quilômetros, cerca de 2% do território de Lauro de Freitas, o bairro  tem como pontos positivos, na visão dos moradores, o bambuzal, coleta de lixo periódica e transporte; pleitearam agora uma escola de nível médio, quadras poliesportivas e áreas de lazer como necessidades prioritárias da Caixa D' Água.
Moema se comprometeu a buscar uma área no bairro para a construção de um equipamento que una num só espaço esses requerimentos e pontuou, como resposta a questões sobre saúde, a vinda do Hospital Metropolitano, Policlínica de Saúde, PA do Centro, transformação do Menandro de Faria em Maternidade e adaptação do Nelson Barros a Posto de Saúde do Trabalhador.
A comunidade de Aracuí será a próxima a ser ouvida. O encontro acontecerá no dia 29, na Escola Municipal Itamar de Oliveira Rodrigues às 18h. A dona de casa, Ana Sousa que participou da construção do  Plano em Caixa D'  Água, convida a população a comparecer. "É muito importante estamos nesses espaços em que as políticas públicas acontecem. Essa gestão nos dá uma oportunidade única onde o povo aponta o que precisa. Então compareçam e participem!", disse.


Jornalista Giovanna Reyner
Fotos Danilo Magalhães
ASCOM/PMLF
20/05/2019                                                         
Tel.: 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU