NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Debates sobre políticas afirmativas marcam a IVª Semana da Diversidade LGBT em Portão*

Debates sobre políticas afirmativas marcam a IVª Semana da Diversidade LGBT em Portão*

Atividades de políticas afirmativas e reivindicatórias estão movimentando a IVª Semana da Diversidade e Cidadania LGBT de Portão, em Lauro de Freitas. A manifestação cultural teve início na terça-feira (14) e segue até o próximo domingo (19), com a II Parada Cultural do Orgulho LGBT de Portão. Nesta sexta-feira (17), Dia Internacional Contra a Homofobia, o Núcleo de Políticas Afirmativas LGBTs da Comunidade de Portão (NUPAF), realizador da IV Semana, promove à noite o Projeto Aquilombar, na Praça do bairro.
Com o tema de campanha “O que tem cura é o seu preconceito: quero ser livre com o que me faz feliz” - Diga não a LGBTFOBIA! - as atividades buscam dar visibilidade ao movimento LGBT, sob a perspectiva da participação de cada indivíduo como sujeito de direitos e deveres. Dentro da Semana, o NUPAF visa acolher demandas de negros, negras, gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e transgêneros, mulheres e comunidades tradicionais, ressaltando a necessidade de constituir uma nova história perante o estado e sociedade civil.
Abertura da Semana
Na campanha NUPAF 2019, representantes apresentaram as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano no município. Mutirão de retificação do nome para pessoas trans, em parceria com a Defensoria Pública da Bahia, e implantação do Projeto Educando para o Respeito à Diversidade em oito escolas municipais, além das unidades escolares Pedro Paranhos, Kleber Pacheco e Social de Portão, que já desenvolvem o projeto, estão no cronograma. Performance de transformistas abrilhantaram a abertura da IV Semana. 
“Para “fortalecer uma política que luta contra a LGBTfobia”, como destaca Remerson Araújo, coordenador do NUPAF, foram entregues títulos permanentes de reconhecimento a mulheres cis/heterossexuais que somam a defesa dos direitos do movimento. Entre elas: Alda Ester, psicopedagoga e gestora escolar, Claudia Santos, ialorixá e coordenadora de ações afirmativas (SUPIR), e Elisangela Souza, historiadora e defensora das causas sociais. 
Vilma Bahia e Melk Mercury receberam os títulos de madrinha e padrinho do movimento LGBT de Lauro de Freitas. Para dar visibilidade ao movimento trans, Gabrielle Sena foi condecorada como rainha, Maique Conceição o rei, e Bruna Alves, a princesa. A madrinha e padrinho da II Parada Cultural do Orgulho LGBT de Portão são Edesia Santos e Alberico Santos. Como rainha Drag da Parada, o título foi entregue a Galega Simpsons, e de princesas, para Bella Oyá e Jhey Apfel. Reconhecimento na área cultural, Willian Oliveira do Ballet Adalgisa Rolim recebeu o título “Estrela NUPAF”.
Homenagem
O NUPAF rendeu ainda homenagem à memória de Alex Fraga, ativista LGBT, morto em 13 de abril de 2019 por ato de ódio e LGBTFOBIA. O núcleo permanece unido na busca da elucidação do caso e por justiça frente às autoridades responsáveis. Um documento pedindo celeridade na resolução do caso será encaminhado ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) pelo movimento de Portão. Também foi iniciada uma campanha para arrecadação de alimentos, agasalhos e materiais de higiene, em solidariedade às famílias de Portão atingidas pela chuva.     
Cine Babado
Na programação da IV Semana, o Cine Babado, realizado nesta quinta-feira (16), reuniu um público em sua maioria heterosexual na Escola Vila Nova de Portão. Segundo Remerson, a descentralização da plateia reforça a política de fortalecer a luta dos direitos LGBTs. O filme “Com Amor, Simon”, que retrata a história de um adolescente que sofre por esconder da família e amigos a sua orientação sexual, foi escolhido para ser exibido e debatido entre o público.
Programação
O Projeto Educando para o Respeito à Diversidade foi remarcado para a próxima terça-feira (21), nas escolas Social de Portão, às 10h, Pedro Paranhos, às 15h, e Kleber Pacheco, às 18h. Nesta sexta-feira (17), o NUPAF promove o Projeto Aquilombar “Ninguém solta a mão de ninguém”, às 18h, na Praça de Portão. Sábado (18), o II Encontro NUPAF de Arte e Cultura LGBT, será realizado das 17h às 22h na Praça de Portão. No domingo (19), a concentração da II Parada Cultural do Orgulho LGBT de Portão está prevista para as 13h, com saída do final de linha da Rua Queira Deus. 


Jornalista Laerte Santana
Foto Rede IMA
ASCOM/PMLF
17/05/2019
Tel.: 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU