NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Pesquisa mostra que maioria dos estudantes de universidades federais são negros e de baixa renda

       
Dados de uma pesquisa divulgada ontem pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), apontam que a maioria dos estudantes de instituições federais de ensino superior é negra e tem renda mensal per capita de até um salário mínimo e meio.


A pesquisa também indica que em 2018, dos 1,2 milhão de estudantes das universidades e institutos em todo o país, 470,2 mil se declaram pardos e 143,5 mil se reconhecem como pretos, sendo que 10,7 mil se afirmam pretos quilombolas, de acordo com a classificação usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 51,2% do total de alunos. Outros 43,3% se declaram brancos, 2,1% amarelos e 0,9% indígenas. A Andifes indica que, em comparação com o levantamento anterior, de 2014, o número de negros quilombolas mais do que duplicou.

Na Bahia, 77,4% dos alunos estão nessa condição. O levantamento ainda aponta que 64,7% dos estudantes cursaram o ensino médio em escola pública, enquanto 35,3% são oriundos de escolas particulares.

A V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação foi realizada pela Andifes entre fevereiro e junho de 2018 e levou em consideração mais de 424,1 mil respostas de estudantes.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU