NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Prefeitura instala laboratório de próteses dentarias e agiliza atendimento a pacientes do CEO

Prefeitura instala laboratório de próteses dentarias e agiliza atendimento a pacientes do CEO

Recolocar três dentes que faltavam na arcada superior e poder “abrir um sorriso” fez toda diferença para dona Maria da Conceição Silva. As próteses, colocadas pela equipe do Centro de Especialidades Odontológicas-CEO (Espaço Cidadão-Itinga), que ocuparam o espaço dos dentes perdidos, foi fabricado no laboratório da rede municipal, recém-instalado. Só no mês de maio foram entregues 40 próteses, 22 delas na última quinta-feira (30).
O laboratório, equipado com gesso, alginato, resinas acrílicas, dente de estoque, recortador de gesso, motor de suspensão, prensa hidráulica, mufla, conta com dois técnicos especializados em próteses. A estrutura tem capacidade de confeccionar mais de 40 próteses por mês, que podem ser para as arcadas inferior, superior, total ou parcial dos dentes.
Dona Maria da Conceição não parava de apreciar seu novo sorriso no espelho. “Vocês não sabem o quanto estou feliz. Agora posso voltar a sorrir como antes”. Outra moradora da Itinga, Luciene saiu feliz da vida com seus novos dentes e fazendo planos para o futuro. "Ainda bem que recebi a prótese nova antes do dia dos Namorados", afirmou com o sorriso estampado no rosto.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 50% da população brasileira adulta tem menos de 20 dentes funcionais, enquanto nos idosos esse índice é ainda maior, 70%. “A falta dos dentes é um problema grave para todos e influencia na autoestima, na estética, no emprego, na fala e na própria mastigação dos alimentos”, relata a coordenadora de Saúde Bucal do município, Gabriela Borges.
Gerente do CEO, Ricardo Pitanga explica que para o início da confecção até a entrega de cada prótese, o paciente passa por cinco etapas, todas realizadas na própria unidade. “Nossos técnicos realizam a moldagem, moldagem funcional, montagem dos dentes, acrilização e entrega com ajustes”.  Durante a entrega todos os pacientes recebem orientações de utilização e higienização. 
Saúde Bucal em Lauro de Freitas
Em 2018, os postos de saúde da atenção básica, junto com a unidade móvel de saúde bucal, realizaram 46.817 procedimentos, entre raspagem periodontal, restauração, profilaxia, flúor e cirurgia oral menor. Já no CEO foram 32.840 procedimentos como canal, restauração, cirurgia periodontal, cirurgia terceiro molar, biópsia, atendimento em crianças e especializados para portadores de necessidades especiais, entre outros.

Jornalista Danilo Magalhães
Foto Danilo Magalhães
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
17/04/2019
71 32888371

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU