NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 7 de maio de 2019

Roda de conversa incentiva empreendedorismo das Mulheres Negras em Lauro de Freitas

Roda de conversa incentiva empreendedorismo das Mulheres Negras em Lauro de Freitas

Para fomentar novas iniciativas de negócios e fortalecer projetos já existentes, a Roda de Conversa “Mulheres Negras e Empreendedorismo” reuniu, no Centro de Referência da Cultura Afro-brasileiro de Lauro de Freitas, nesta terça-feira (07), lideranças femininas, profissionais comerciais e militantes do movimento negro. O evento foi realizado pela Superintendência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Ações Afirmativas (Supir).
Relatos sobre produção e participação do povo negro na economia brasileira, além de experiências locais, estimularam o debate das mulheres empreendedoras e as que desejam empreender. Coordenadora Executiva da Supir, Claudia Santos ressalta que a roda de conversa é uma forma de definir encaminhamentos para a elaboração de uma rede de fortalecimento do empreendedorismo feito por mulheres. “Em Lauro de Freitas existem muitas mulheres com força para os negócios, precisamos dar visibilidade e valorizar os trabalhos independentes” frisou.
Com foco no desenvolvimento da mulher como agente geradora de negócios, Lucy Góes, coordenadora executiva de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), destacou o empreendedorismo como “o fazer acontecer”, sem perder de vista a vocação, a pesquisa de mercado e a boa gestão. “As mulheres negras sempre tiveram em sua essência o viés empreendedor, isso, desde a escravidão, quando tinham que vender produtos diversos para comprar alforrias. Ressignificamos esse processo para contemporaneidade, a fim de garantir a liberdade econômica” explicou.
Trazendo experiências do projeto de incremento de renda do Haiti (América do Norte), a palestrante Carla Galo reforçou a necessidade de implementação de políticas afirmativas. “Como voluntária da ONU Mulheres conheci a resistência do povo haitiano perante as catástrofes. Lá no país, são as mulheres que lideram a agricultura familiar e fomentam a geração de renda. As mulheres negras carregam uma dívida histórica e para fortalecer suas atuações trabalhistas é preciso investir também em linhas de crédito específicas”. Galo aponta o empreendedorismo de pequenos negócios como a solução econômica para os países emergentes.
Oportunidade
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) será inaugurado no dia 13/05 em Lauro de Freitas, com ofertas de cursos nas áreas de beleza, comércio, comunicação, gastronomia, gestão, informática e técnicos. A gestora de Educação Profissional do Senac Lauro de Freitas, Andrea Bonfim, enfatizou a capacitação profissional como fortalecimento para empreendedores. “Viemos para a Roda de Conversa com intuito de contribuir com esse público. Muitas mulheres têm ideias de negócios e buscam por cursos que possam acrescentar em seus projetos” disse.   


Jornalista Laerte Santana
Foto Danilo Magalhães
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
07/05/2019
71 32888371
https://www.laurodefreitas.ba.gov.br/site

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU