NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Lauro de Freitas sanciona Lei que proíbe fornecimento de canudos de plástico em estabelecimentos do município*

Lauro de Freitas sanciona Lei que proíbe fornecimento de canudos de plástico em estabelecimentos do município*

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, sancionou a Lei Nº 1.793/13 que proíbe o fornecimento de canudos confeccionados em material plástico nos estabelecimentos comerciais do município. O descumprimento da medida acarretará na aplicação de multas e fechamento administrativo.
De acordo com a lei, fica proibida a distribuição do produto em hotéis, restaurantes, bares, barracas de praia, casas de shows e espetáculos, lojas de conveniência, lanchonetes, padarias, quiosques, entre outros espaços públicos e privados. A medida também se aplica a vendedores ambulantes. Em substituição ao plástico, os estabelecimentos deverão fornecer canudos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável.
Com a aprovação da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, que propôs a lei, e da prefeita Moema Gramacho, o Poder Executivo tem o prazo de 180 dias a partir da data de publicação do Diário (13/06) para regulamentar a legislação.
Impactos
Banir o consumo de canudos de plásticos é uma bandeira mundial, como destaca o secretário de Meio Ambiente (Semarh), Alexandre Marques. “O impacto dos plásticos na natureza é muito grande, principalmente para os animais que vivem na água, como as tartarugas. Um canudo leva até 200 anos para a sua decomposição total. Isso também gera problemas para nós quando temos o descarte irregular, que acaba indo para as redes pluviais”, frisou.
Uma alternativa para a redução dos impactos ambientais é considerada pelo uso do canudo de metal. Tallyta Gabryelle Costa, 26, costuma frequentar a praia de Vilas do Atlântico e avalia a Lei como fundamental para a preservação. “Assim que começaram os movimentos de conscientização sobre os prejuízos ambientais que o plástico causa, eu comprei o canudo de metal. Nos estabelecimentos basta você dizer que já possui um canudo e dispensa o convencional. Esta é uma forma de nos aliarmos à natureza”.


Jornalista Laerte Santana
Foto Danilo Magalhães
ASCOM/PMLF
27/06/2019                                                       
Tel.: 3288 8371

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU