NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 2 de julho de 2019

Lauro de Freitas: Cangaceiros de Ipitanga participa do desfile do 2 de julho

Um grupo de "cangaceiros" de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), também foi às ruas do Centro Antigo da capital baiana homenagear nesta terça-feira (2) o Dois de Julho. Vestidos a caráter, os "Cangaceiros de Ipitanga" trouxeram quase 300 pessoas [entre 180 homens e 100 mulheres] para representar a força dos combatentes do interior do estado na luta pela Independência do Brasil na Bahia, selada em 1823.

 "Nós entendemos que os cangaceiros também participaram dessa independência, assim como Lauro de Freitas teve uma participação especial na luta dos Malês [1835] no Rio Joanes. Por isso, nós de Lauro de Freitas viemos prestigiar essa grande festa pela independência da Bahia e do Brasil", disse efusivamente o coordenador do grupo, Edivaldo Ferreira.

 O produtor cultural disse ainda que a proposta de trazer a figura do cangaceiro também é valorizar a cultura nordestina. "A gente que salvaguardar a cultura do Nordeste, tendo Lampião não como alguém ligado a banditismo, mas à cultura nordestina que deve permanecer viva", refletiu. O Cangaceiros de Ipitanga existe há dez anos e passou a desfilar no Dois de Julho, em Salvador, a partir de 2017.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU