NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 9 de julho de 2019

Sesp inicia campanha de fiscalização e orientação de limpeza pública


Na manhã desta terça-feira (9), agentes de fiscalização da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Lauro de Freitas deram início a uma campanha de fiscalização e orientação de limpeza pública e meio ambiente. O pontapé inicial da ação foi dado nas ruas do Centro, e de acordo com o diretor de fiscalização da Sesp, Igor Souza, a campanha vai “abraçar todo o município, percorrendo bairro a bairro, distribuindo panfletos e conversando com a população”.
“O objetivo inicial é educar, conversando com as pessoas a respeito dos resíduos que elas produzem. A cidade sofre muito com resíduos e lixos nas ruas. As pessoas têm o hábito que fazer a limpeza de seus quintais e colocar os resíduos na rua. Tem também aquelas pessoas que constroem e jogam o entulho em qualquer lugar. Então a gente quer conscientizar a população. A Prefeitura tem um gasto muito grande para retirar esse resíduo”, afirmou o diretor de fiscalização.
Abordado pela equipe no estabelecimento comercial em que trabalha, Yuri Menezes falou do quanto é importante esse serviço de orientação e fiscalização. “Trabalho aqui no Centro, mas moro em Vida Nova e passamos pelo mesmo problema lá. Com essa equipe na rua tomara que o povo tome consciência e diminua essa sujeira que se espalha pela cidade”.
De acordo com Igor Souza, alguns munícipes já foram notificados mais de duas vezes e ainda continuam cometendo a infração, por isso mais uma vez eles estão fazendo esse trabalho educativo. “A gente sabe que é uma luta árdua, e a vamos continuar persistindo até conseguir melhorar a nossa cidade, que é bonita, a gente gosta e tem que cuidar”, ressaltou. Essa fiscalização conta com o apoio e monitoramento da Guarda Municipal. Câmeras e denuncia de moradores também ajudam a identificar os infratores.
O estudante André Santos, que passa diariamente em frente à Igreja da Matriz, espera que o problema realmente seja resolvido e que a fiscalização tenha efeito sobre a população. “Não adianta a Prefeitura limpar e o povo sujar novamente. Na hora da ação todo mundo se faz consciente, talvez com aplicação da multa as pessoas melhorem suas atitudes”.
A Lei n° 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, e Lei municipal n° 1723 de 2017, que criou o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Lauro de Freitas, estabelecem notificações como primeiras medidas. Após essas notificações, o município, através da Sesp e da Sefaz, vai começar a multar os moradores que continuarem jogando resíduos e entulhos nas ruas.
A população pode denunciar o descarte irregular de resíduos através do número 3379-6256. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.

Jornalista Isabela Rocha e Mariana Cedrim
Foto Rafael Magno
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
06/07/2019
71 32888371

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU