NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Ações de prevenção ao câncer de próstata marcam Novembro Azul no Hospital Jorge Novis


Mais de cem homens com idade acima de 40 anos compareceram ao Hospital Municipal Dia Jorge Novis (HMJN) na manhã desta segunda-feira (25), para participar de mais uma ação voltada para a campanha Novembro Azul. Palestras, consultas com urologista, encaminhamento para exames de sangue PSA e toque retal, além de massoterapia foram oferecidos para rastreio do câncer de próstata, alvo da iniciativa.
De acordo com o diretor geral do HMJN, Samuel Wesley, a doença tem 90% de chances de cura se diagnosticada em sua fase inicial. “É também uma forma de chamar a atenção da população para o tipo de câncer que está entre os que mais matam os homens. O que fazemos aqui, não só no Novembro Azul, mas durante o ano todo, é diagnóstico precoce e o cuidado preventivo com a saúde do homem”, frisou.
Ciente da doença que atingiu dois tios, e provavelmente o avô, Armando Teles, 65 anos, quis fazer diferente. Há 20 anos ele faz exames periódicos. Quando descobriu a doença, em 2017, passou por cirurgia e hoje as visitas ao médico são para acompanhamento. O filho, Luiz Carlos, 45 anos, já faz o acompanhamento preventivo. “Meu avô morreu dizendo que doía a bexiga, mas naquela época não se sabia direito. Comecei a cuidar cedo, e dos 56 em diante, todo ano faço certinho. O médico disse que por ter descoberto cedo e por caminhar todo dia, comer bem, foi o que ajudou a me curar”, conta o aposentado.
Cada vez mais, despidos de preconceito, os homens têm entendido a necessidade de cuidar da própria saúde. O câncer de próstata é assintomático na fase inicial, e por isso é importante os exames de rastreamento. O urologista Bruno Barreto alerta que quando os sintomas começam a aparecer, como obstrução urinária e sangramento, 95% dos casos já estão em fase adiantada, o que aumenta os riscos de morte.
Enquanto os pacientes aguardavam, o médico especialista alertou sobre os fatores de risco e prevenção do câncer de próstata. De acordo com ele o avanço da idade, histórico familiar e sobrepeso ou obesidade estão entre os riscos mais comuns. “É crucial manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar e evitar o consumo de bebida alcoólica para evitar o surgimento da patologia”, disse.

Fique atento aos sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:
Dificuldade de urinar.
Demora em começar e terminar de urinar.
Sangue na urina.
Diminuição do jato de urina.
Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.



Jornalista Giovanna Reyner
Foto Danilo Magalhães
ASCOM/PMLF
25/11/2019
Tel.: 3288 – 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU