NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Ações para despoluição do Rio Sapato mostram resultados positivos




A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) acompanhou, na manhã desta terça-feira (19), mais uma aplicação do produto EM-1 em quatro pontos  do Rio Sapato, realizada pela Empresa AMBIEM Ltda. A substância, totalmente natural e segura à saúde humana e animal, é composta por microorganismos benéficos que aceleram a decomposição de compostos nocivos ao rio. A aplicação começou a ser realizada em agosto de 2018.
Os resultados obtidos são monitorados mensalmente pela Embasa, e já demonstrado avanços consideráveis, como surgimento de alevinos, especialmente da espécie tucunaré, o que é um importante bioindicador de melhoria da qualidade da água. Também foram identificados o aumento de oxigênio e a diminuição de coliformes fecais, da proliferação das baronesas e da turbidez da água. O produto está sendo aplicado nos seguintes pontos: Ruas José Ribeiro da Silva e Praia do Mucuripe, e Avenidas Praia de Copacabana e Praia de Itapuã.
Outras ações têm sido desenvolvidas com o objetivo de despoluir os rios do município, como a exigência, desde 2005, de que novos empreendimentos tenham Digestores Anaeróbios de Fluxo Ascendente (DAFA), evitando que os dejetos sejam lançados sem tratamento nos rios. Também estão sendo executadas as obras de esgotamento sanitário. As intervenções estão sendo realizadas pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, e vão garantir uma cobertura de mais de 85% do município.


Jornalista Rodrigo Castro
Fotos: ASCOM SEMARH
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
19/11/2019
71 3288 8371

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU