NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

'Dia D' contra sarampo terá 35 postos de vacinação neste sábado em Lauro de Freitas



No próximo sábado (30), a Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) realiza o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo. O objetivo é imunizar os jovens de 20 a 29 anos, que ainda não foram vacinados ou que estão em atraso com alguma dose contra o sarampo.
De acordo com o Ministério da Saúde, os jovens estão entre os grupos de maior vulnerabilidade à doença. Quem tem até 29 anos precisa tomar duas doses da vacina para estar protegido. A vacina é a forma mais eficaz de proteção contra o sarampo, doença que é transmitida pelo ar (respiração, tosse, fala, espirro) e que pode ser contraída em qualquer idade.
O superintendente da Atenção Básica da Sesa, Hadson Namour, alerta para a necessidade de apresentar o cartão de vacina para ser imunizado. “É importante reforçar que quem já possui duas doses de tríplice viral não precisa se vacinar novamente. Por isso a importância de apresentar o cartão de vacinação” esclareceu.
Em Lauro de Freitas, o esquema para o Dia D funcionará das 8h às 16h e conta com quatro unidades volantes que estarão distribuídas nos bairros – uma no Centro, no bairro da Itinga (uma no Santa Bárbara e outra unidade no Parque São Paulo) e outra no Caji. Equipes também estarão fixas em locais com grande fluxo de pessoas como no Parque Ecológico em Vilas do Atlântico, Shopping Estrada do Coco, G Barbosa, Maxx Atacado, Assaí, Hiper Bom Preço, Hiper Ideal, Mixx Buraquinho.
As escolas da Vila Praiana, Ana Lúcia Magalhães, Caic, Aquarela, Amaury Montalvão, Capiarara, Senhora Valentina também terão equipes de vacinação no plantão além de todas as Unidades de Saúde da Família. Embora essa segunda fase da campanha seja destinada a jovens adultos entre 20 a 29 anos, todas as pessoas entre 1 e 49 anos podem se vacinar; apenas no "Dia D", a imunização será exclusiva ao público-alvo.
A vacina contra o sarampo é gratuita e é oferecida rotineiramente nas Unidades de Saúde da Família (USF). “Quem não conseguir se vacinar durante o dia D, poderá se dirigir até a USF mais próxima de sua residência com o cartão de vacina e ser imunizado”, orienta Hadson.  A vacinação contra o sarampo segue o calendário normal para as outras faixas etárias.


Jornalista Giovanna Reyner
ASCOM/PMLF
27/11/2019
Tel.: 3288 – 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU