NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Diversidade musical encanta público na Grande Festa de Portão

O encanto da música afro-brasileira, o swing do pagodão, as batidas do hip hop e a raiz do samba, tomaram conta da 39º Grande Festa de Portão, aberta no sábado (16) e encerrada na madrugada desta segunda-feira (18). Cerca de 25 mil mil foliões circularam entre a Arena Cultural e o circuito Walmir Tatú nos 13 blocos, dez apresentações musicais na Arena Cultural, manifestações de bairro e cortejo. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, prestigiou a tradicional micareta do bairro.
O Bankoma, símbolo da cultura do município, fechou as apresentações da Arena Cultural com muita dança e axé em cada letra do seu repertório. Não foi a primeira vez que Lúcia Carvalho, moradora de Portão, viu o furacão da alegria desfilar. Para ela, “cada apresentação é sempre um novo encanto”. Este sentimento também foi expressado pela prefeita Moema Gramacho que ficou até o fim do show.

O Som de Bamba, Família Tríplice e Vitor Paulo e Banda, também animaram o público na Arena Cultural, no sábado. No circuito Walmir Tatú, o bloco Furacão, comandado pela banda Pegadeira, arrastou a grande massa. Os amigos Caio Souza e Beatriz Ramos, estiveram entre os foliões que não pararam um só segundo ao som do pagodão. “Esta banda é mais agitada aqui do bairro. Viemos para curtir do início ao fim do trajeto” disseram os fãs.



CULTURA LOCAL

A palavra de ordem foi a paz, sem deixar de lado a diversão e a segurança do público, afirmou o secretário de Cultura e Turismo (SECULT), Manoel Carlos dos Santos. “Nas nossas festas calendarizadas priorizamos os artistas locais. O município é um celeiro de arte que só fortalece a nossa cultura. A participação da população foi o diferencial da festa que assegurou nas suas apresentações o cumprimento da Lei Antibaixaria” disse.

A Grande Festa de Portão é realizada pela SECULT, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas e a Comissão de Festejos de Portão. Parte do calendário oficial de manifestações tradicionais do município, a micareta trouxe este ano como tema: o Samba Reggae.

PAZ NO CIRCUITO

A 52ª Companhia Independente da Polícia Militar também fez um balanço da festividade. Sob o comando do Major PM Monteiro, foi empregado um efetivo de 60 policiais, oriundos da 52ª, 81º CIPM, COPPA e CIPT RMS. “O público foi bastante pacífico durante toda a programação. Tivemos uma condução à delegacia, mas não foi registrada nenhuma ocorrência de relevância” destacou Monteiro.

A festa ainda contou com a organização do fluxo de trânsito da SETTOP, ambulância para primeiros atendimentos disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde, acompanhamento da Vara da Infância e Direitos Humanos, distribuição de preservativos por equipes do CTA e a segurança da Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU