NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 30 de novembro de 2019

Governador entrega primeira Policlínica da RMS e anuncia para breve inauguração do Hospital Metropolitano

A décima quinta Policlínica Regional de Saúde e primeira da RMS foi inaugurada pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (29), em Simões Filho. A Metro Recôncavo Norte, que contou com investimento de mais de R$20 milhões, entre obras e equipamentos, e já começa a funcionar nesta segunda-feira (2), beneficia mais de 700 mil moradores de Lauro de Freitas, Mata de São João, Simões Filho, Dias D’ Ávila, Conde e Camaçari. Os seis municípios fazem parte do consórcio que gerencia o equipamento e é presidido pela prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

De acordo com Rui, as Policlínicas se configuram atualmente como um dos maiores investimentos em saúde pública do país. “Estamos regionalizando a saúde na Bahia. Para isso o Estado paga integralmente a implantação do equipamento e as despesas são pagas 40% pelo governo e os outros 60% dividido entre os municípios participantes do consórcio de acordo com o número de habitante de cada cidade”, explicou.

Percorrendo os corredores da unidade ao lado do governador, Moema Gramacho enfatizou a resolutividade das Policlínicas. “É uma unidade com equipamentos de alta tecnologia e com uma equipe competente, disposta a humanizar o atendimento. O custo para cada município diminui. As prefeituras não têm condição de adquirir e manter, sozinhas, equipamentos de alta tecnologia, como tomógrafos e aparelhos de ressonância magnética. É um município ajudando o outro”, frisou.

Cada município recebeu do Governo do Estado dois micro-ônibus equipados com ar-condicionado, wi-fi e acessibilidade, que farão o transporte, ida e volta, dos pacientes até a unidade. Lauro de Freitas poderá agendar até 3 mil  procedimentos por mês na Policlínica e os primeiros pacientes já estão agendados para a próxima segunda-feira (2). Cerca de 300 exames já foram marcados para serem realizados na unidade esta semana. O agendamento deve ser feito na Central de Regulação ou nas USFs. 

O governador também anunciou para breve a inauguração do Hospital Metropolitano, que está sendo implantado em Lauro de Freitas. “Os equipamentos estão chegando e sendo instalados, toda infraestrutura está sendo concluída e logo estaremos inaugurando mais esse importantíssimo equipamento para a organização da saúde na Região Metropolitana.

A cidade foi contemplada ainda com uma ambulância de suporte básico destinada a transporte inter-hospitalar de pacientes, sem necessidade de intervenção médica local.



Segurança e praticidade para os pacientes

No prédio de três pavimentos instalado numa área de 3.661 metros quadrados vão trabalhar 106 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes social e administrativo.

Os pacientes terão acesso a 18 especialidades médicas, a exemplo de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia, psicologia, nutrição e urologia.

Também serão oferecidos exames de ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, densitometria entre outros. No local, não serão atendidas urgências e emergências.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU