NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Hospital Jorge Novis abre Novembro Azul com reforço na prevenção ao câncer de próstata

O Hospital Municipal Dia Jorge Novis (HMJN) no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, intensifica neste mês as ações voltadas para a saúde do homem com foco na prevenção do câncer de próstata. Como parte das atividades do Novembro Azul, a unidade realiza nesta quinta-feira (07) um mutirão ofertando cerca de cem consultas com médicos urologistas, palestras sobre a doença e sorteio de brindes.

Coordenadora executiva da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Elisa Daltro destaca que exames preventivos para detectar o câncer de próstata, realizados ainda no início, aumentam as chances de cura. “A partir dos 40 anos de idade, o homem pode realizar os exames se tiver casos na família. Aos 45 anos exames anuais de sangue (PSA) e toque retal são obrigatórios”, lembrou.

Ela alerta que o câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pulmão. “Em razão do preconceito, muitos homens ainda não realizam os cuidados preventivos necessários. Queremos combater essa realidade e mostrar que, nos dias atuais, morrer de câncer não é destino, é descuido”, enfatizou.

Em Lauro de Freitas todas as Unidades de Saúde da Família (USF) realizam durante todo o ano o exame de sangue (PSA), e as unidades da Atenção Especializada, como Hospital Jorge Novis e Policlínica Professor Carlos Bastos, na Vila Praiana, oferecem consultas com médicos urologistas e procedimento com foco na saúde masculina pela rede municipal de saúde. De abril a setembro deste ano, somente no HMJN, foram realizadas 1.388 consultas com urologistas. 

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU