NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Saúde aprimora assistência em casos de Infarto Agudo do Miocárdio



Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) de Lauro de Freitas participaram do lançamento do Protocolo Gerenciado de IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), que apresentou diretrizes para reduzir as complicações e a mortalidade decorrentes do infarto e otimizar o atendimento nas unidades de urgência e emergência (UPAs e PAs). A palestra foi ministrada pela diretora médica do Departamento de Saúde Especializada da Sesa, Janete Braga, no auditório da Sesa.
O curso destacou a importância do diagnóstico precoce.  “A identificação o quanto antes, a monitorização adequada e o manejo dos quadros de IAM que ocorrem no âmbito das unidades são de grande importância no atendimento inicial. Conhecer esses protocolos faz toda a diferença para salvar vidas”, disse.
O secretário da Sesa, Vidigal Cafezeiro alerta que dor no peito, cansaço e falta de ar são os sintomas clássicos de um infarto agudo do miocárdio, e, nessas horas, é fundamental saber tomar as decisões certas. “O socorro à pessoa com infarto deve ocorrer em até uma hora. Cerca de 50% das vítimas não sobrevivem a tempo de serem atendidas. Por outro lado, aproximadamente 90% das pessoas que chegam ao hospital nesse prazo têm grandes chances de sobreviver”, afirmou.
Durante a capacitação, os profissionais tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos nos protocolos do IAM e vivenciar, na prática, situações reais por meio de estudos de casos. “A intenção é qualificar os profissionais que atuam nos serviços da rede de atenção às Urgências do município em temas pertinentes ao atendimento de IAM, com foco na segurança do paciente e nas melhores práticas e condutas estabelecidas”, completou Janete.
Sintomas atípicos
Além das dores torácicas e do cansaço, o infarto também pode ser reconhecido por  sintomas atípicos que, muitas vezes, não são relacionados à doença, como dor epigástrica (no estômago), nas costas e nos ombros, na mandíbula, dentes e desconfortos relacionados a esforços físicos.
O que é o infarto?
Ao longo dos anos, as artérias do coração podem entupir. O excesso de colesterol forma placas de gordura aderidas aos vasos, obstruindo a passagem de sangue. Em algum momento, essas placas podem se romper e causar um infarto quando há a formação de um coágulo que fecha totalmente o interior do vaso, levando à morte as células daquela região do coração. Esse rompimento pode acontecer independentemente da idade do paciente. A pressão alta, o tabagismo, o sedentarismo e o diabetes podem acelerar o desenvolvimento desse problema.

Jornalista Giovanna Reyner
Foto Gabriel Almeida
ASCOM/PMLF
21/11/2019
Tel.: 3288 – 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU