NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 23 de novembro de 2019

Saúde intensifica ultrassons da próstata para rastreio de câncer


Homens, moradores de Lauro de Freitas e com idade acima de 40 anos, separaram este sábado (23), para cuidar da saúde, no Complexo Municipal, na Itinga. O equipamento, que compõe a rede de atendimento especializado da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu durante toda manhã exames de ultrassom da próstata. A ação integra a programação da pasta com foco na campanha Novembro Azul que alerta a população para a prevenção ao câncer de próstata, um dos mais recorrentes no sexo masculino.
De acordo com a médica Bernadete Teles, a ultrassonografia é um método eficaz para o diagnóstico da patologia. Também conhecido como ecografia, é um processo de análise por imagem. “Isso porque, além de apontar lesões suspeitas o exame ainda auxilia na realização da biópsia prostática por via retal.  O exame ultrassonográfico é usado para detectar as doenças e as alterações prostáticas junto com o toque retal e outros exames laboratoriais”, explicou.
Atenta aos sinais, a médica realiza a medição da glândula prostática e através das imagens pode orientar os pacientes para o tratamento, realizar diagnóstico de infecções, cistos e hiperplasia benigna da próstata ou pode ainda detectar processos tumorais. “Este tipo de câncer não apresenta sintomas, dessa forma a conscientização em procurar um urologista e realizar exames preventivos periodicamente é essencial”, frisou.
O exame pode ser realizado por via abdominal e por via transretal (inserção de uma sonda de ultrassom no reto do paciente). O ultrassom é um exame que não emite radiação, diferente da maioria dos exames que realizam diagnóstico por imagem. “Esses pacientes tem a idade indicada para este procedimento. O exame dura em média 20 minutos e o paciente já sai da unidade com o resultado em mãos”, explicou o coordenador da Central de Regulação, Alan Reis.
Rápido, indolor e seguro, assim seu Jorge Santos, de 61 anos, descreveu o exame após passar pelo procedimento. “Todos os anos eu procuro o médico e realizo minha avaliação. Não me descuido, apesar de não ter casos na família”, disse. Seu Luis Alberto tem a mesma opinião. “Eu tive pessoas próximas a mim que morreram dessa doença por preconceito e por ignorância. Homem também precisa de cuidados com a saúde e se prevenir”, relatou.
Nesta segunda-feira (25), ações do Novembro Azul acontecem a partir das 7h no Hospital Municipal Dia Jorge Novis (HMJN), na Itinga. A unidade realizará, através de demanda aberta, consultas com médicos urologistas, encaminhamentos para   exames de sangue  PSA  e  toque, palestras, massoterapia e corte de cabelo.

As Unidades de Saúde da Família (USF) também ampliaram desde o inicio deste mês seus horários de atendimento até às 20h em dias específicos para atender a população masculina. Nesta segunda-feira (25) a USF Noel Alves em Portão estenderá seu horário, na terça-feira (26) será a vez da USF Vida Nova e quinta-feira (28) a USF Parque São Paulo. Todas oferecerão consultas, palestras e exames com foco na saúde masculina além dos atendimentos regulares de cada unidade.

Jornalista Giovanna Reyner
Foto Lucas Lins
ASCOM/PMLF
23/10/2019
Tel.: 3288 – 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU