NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Ações do Dezembro Vermelho levam prevenção e teste rápido a estação do Metrô



Quem passou pela estação do metrô nesta terça e quarta-feira (17 e 18), teve a oportunidade de realizar, entre uma parada e outra, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. O serviço do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ficou disponível durante todo o dia no local e, além da oferta dos exames, distribuiu mais de 350 kits de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e outros insumos como gel lubrificante e preservativos.
De acordo com o coordenador do Programa Municipal IST/ HIV/ Aids e Hepatites Virais, Franklin Silva, a intenção é chamar atenção da população para a prevenção da transmissão dessas doenças. "A ação é uma iniciativa que faz parte da Campanha Dezembro Vermelho, que tem o objetivo de sensibilizar a população para o uso dos preservativos nas relações sexuais e frisar quanto a importância de realizar os testes rápidos para detecção precoce de doenças. As equipes também estão aqui para esclarecer dúvidas e prestar orientações", explicou.
Fixados no vagão central da estação, grandes painéis chamavam a atenção para o uso de preservativos masculinos ou femininos, o uso da PEP-Profilaxia Pós Exposição ao vírus HIV (já disponível desde o ano passado na UPA da Itinga) e da PrEP-Profilaxia Pré Exposição ao vírus HIV,  que terá seu serviço lançado nesta quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Lauro de Freitas, às 14h.
Para Manoel Evandro, de 35 anos, a iniciativa é importante para a prevenção de doenças. "É a primeira vez que eu faço esse tipo de exame, até então só tinha feito o de laboratório. As pessoas precisam se cuidar e saber se a saúde está bem. Eu gostei muito porque o resultado sai na hora, em menos de cinco minutos", disse. Já para Lindomar Matos de 40 anos a experiência foi nova e satisfatória. "Eu nunca fiz exames para detecção dessas doenças, essa é a primeira vez. O serviço é ótimo, o atendimento dos profissionais é excelente", relatou.
Durante todo o dia foram realizados 400 testes rápidos com dois reagentes para sífilis, distribuídos 144 preservativos masculinos, 200 gel lubrificante e 100 atendimentos.

Jornalista Giovanna Reyner
Foto Lucas Lins
ASCOM/PMLF
18/12/2019
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU