NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Povo de santo rende homenagens a Iemanjá no dia 2 de fevereiro em Buraquinho*

Povo de santo rende homenagens a Iemanjá no dia 2 de fevereiro em Buraquinho
Grupos e adeptos da cultura de matriz africana rendem homenagens à Rainha do Mar no próximo domingo (2), na Praia de Buraquinho, em Lauro de Freitas. No dia de Iemanjá - Kaiala para o povo de origem Bantu - a rainha do mar, também conhecida por dona Janaína, Inaê e Princesa de Aiocá, será reverenciada com alvorada, cortejo marítimo para entrega de presentes e apresentações culturais. O segundo dia de fevereiro marca para o povo de santo a renovação da fé e resistência do culto a orixá.
Alvorada de fogos em saudação à senhora das águas salgadas anunciará, às 6h, a abertura da programação e o recebimento de presentes, no caramanchão montado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) na areia, próximo a Colônia de Pescadores.
No encontro do rio com o mar de Buraquinho, às 10h, terreiros de todos os bairros do município sairão para entregar suas homenagens. Cinco embarcações oficiais e dez lanchas de apoio de pescadores participarão da procissão marítima. Equipes salva-vidas e guardas municipais darão suporte durante as entregas.
As apresentações culturais serão iniciadas às 13h, com shows das bandas Samba do Pretinho, Jorge da Goméia e Sentimento de Posse. A festa de Iemanjá é organizada pela Secult em parceria com os terreiros do município. Em Lauro de Freitas, o festejo para a grande mãe dos pescadores é mantido há mais de 20 anos.
Preparando a festa
Palco da festa, a praia e a praça de Buraquinho estão recebendo a atenção especial das secretarias de Serviço Público (SESP) e de Infraestrutura (SEINFRA). O local, que já foi cenário para Barravento, primeiro longa do cineasta baiano Glauber Rocha, deve acolher mais de cinco mil pessoas que vão reverenciar a rainha das águas.
No domingo, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) estará com suas equipes monitorando e orientando o fluxo de veículos e pedestres. A Secretaria de Saúde também dará suporte ao evento com equipe e ambulância.



Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU