NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Prefeitura intensifica ações de combate e prevenção à hanseníase

Equipes do Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase de Lauro de Freitas iniciaram, nesta segunda-feira (27), as ações voltadas à prevenção e combate à hanseníase. Os atendimentos estão sendo realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Avenida Beira Rio. A intensificação das ações de combate e prevenção à doença faz parte da programação do Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase.

A avaliação para detecção da doença leva pouco mais de cinco minutos, e consiste na identificação dos principais sintomas da hanseníase, como manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração da sensibilidade e diminuição da força muscular. Responsável pelo centro de referência, Margarida Déia destaca a importância do diagnóstico precoce da doença, o que pode evitar o agravamento dos sintomas e sequelas mais graves.

“Estamos avaliando todas as pessoas que estão procurando o CTA. O diagnóstico precoce da hanseníase é importantíssimo para evitar que a doença evolua para os tipos mais graves, caso da dimorfa e da virchowiana. O que queremos é evitar que os pacientes acometidos pela doença possam iniciar o tratamento o quanto antes, evitando assim as sequelas e os graus mais graves de incapacidades da doença, que podem causar deformações físicas, muita dor e diversos outros tipos de problemas.”

Caso sejam identificadas manchas ou outras características com fortes indícios da doença, o paciente é encaminhado para o Instituto Couto Maia, onde será realizada a Baciloscopia da Linfa, que consiste na análise de tecido raspado das orelhas e cotovelos. Paciente do CTA, Lamária dos Santos foi ao Centro diagnosticar uma bactéria no ouvido, aproveitou para passar pela avaliação e saiu feliz. “Graças a Deus está tudo bem. A avaliação é rápida, sem dor nenhuma. Não me incomodou em nada.”

A infecção pela doença pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. A contaminação, que acontece pelas vias aéreas superiores, boca e nariz, só se dá com um longo período de exposição à bactéria, por isso uma pequena parcela da população infectada desenvolve a doença.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU