NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Terno de Reis celebra a tradição das pastorinhas nas ruas de Lauro de Freitas


Moradores do Centro de Lauro de Freitas saíram em cortejo pelas ruas do bairro nesta segunda-feira (6), em celebração ao Terno de Reis. A data, 6 de Janeiro, é festejada pela tradição cristã como o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita dos três Reis Magos. A tradição é mantida pelo Grupo Terno de Reis Boi Resistência, que há 22 anos ocupa as ruas desta região da cidade com seus personagens entoando canções e convidando os moradores a abrirem suas casas e fazerem parte da celebração.
Moradora do Centro de Lauro de Freitas há 70 anos, Dona Zulmira Silva do Espírito Santo, de 86 anos, recebeu o grupo de braços abertos e sorriso estampado no rosto. “Tô me sentindo muito feliz, porque é tradição. Só teve um ano que eu não participei porque estava doente, mas é um prazer para mim. No meu tempo a diversão que a gente tinha eram essas coisas e samba de roda, por isso a gente tem que manter.”
Um dos organizadores do Terno, Julio Cesar, conhecido como Careca, ressaltou o apoio que permite manter essa cultura. “Estamos resgatando essa tradição com o apoio da Prefeitura. Acho que manifestações como essa precisam de incentivo não só do poder público, mas de toda a sociedade. O Terno de Reis é uma coisa muito bonita, e faz parte de nossa cultura, por isso a gente faz de tudo para que essa tradição não se perca”, destacou. O Terno de Reis Boi Resgate foi criado por Dona Badinha e outros moradores do bairro.
A tradição do reisado também é mantida em Portão, pelo Terno de Reis Estrela Dalva, que desfilou pelas ruas do bairro no último domingo (5), comandado por Dona Aidê, mestra da cultura popular do município. As manifestações culturais contaram com o apoio da Prefeitura Municipal através da secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), e Fundo de Cultura. Recebem recursos do fundo os projetos aprovados pela maioria absoluta dos membros do Conselho Municipal de Cultura, composto por representantes do poder público e da sociedade civil.


Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU