NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Com homenagem aos 70 anos do trio elétrico, Carnaval do Governo terá mais de 200 atrações

O Carnaval 2020 do Governo do Estado vai homenagear os 70 anos de criação do trio elétrico pelos mestres Dodô e Osmar. Entre os artistas que farão a alegria dos foliões-pipoca estão nomes como Bell Marques, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Saulo, Léo Santana e Anitta, além das bandas Baiana System, Parangolé e Psirico. A animação também está garantida no Centro Histórico, com shows nas praças Quincas Berro D’Água, Tereza Batista, Pedro Archanjo e no palco montado no Largo do Pelourinho. A programação completa pode ser conferida neste link.

Somente na capital baiana, serão mais de 200 atrações contratadas ou que contam com patrocínio do Estado. Tem ainda os blocos e trios que devem ser patrocinados pela Bahiagás. No interior, o governo está apoiando a realização do Carnaval em 32 cidades de diferentes regiões, a exemplo de Belmonte, Correntina, Lauro de Freitas, Juazeiro, Itabuna e Rio de Contas.

Como nos anos anteriores, o governo está investindo ainda em uma ampla estrutura de serviços em áreas como saúde, turismo, direitos humanos e, especialmente, segurança. Cerca de 27 mil policiais vão atuar na capital e no interior com o reforço da utilização do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O sistema vai contar com 300 câmeras monitorando os três circuitos oficiais, acompanhadas 24 horas por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP. No total, a secretaria está investindo cerca de R$ 45,5 milhões na estrutura de segurança da festa.

Festa no Pelourinho

Com o tema '70 Anos do Trio Elétrico', o Carnaval da Bahia traz uma justa homenagem à revolução que Dodô e Osmar provocaram na folia. No palco do Carnaval do Pelô, em noite de abertura, os Irmãos Macêdo – Armandinho, Betinho, Aroldo e André – herdeiros de Osmar e mantenedores desta história, vão trazer um repertório que se mescla a fatos históricos da folia baiana. A abertura será sexta-feira (21), às 20h, no Largo do Pelourinho, palco principal da festa no Centro Histórico (Circuito Batatinha).

Durante cinco dias de folia, o Carnaval do Pelô promove encontros no palco principal, reunindo gerações e nomes que à primeira vista podem parecer contrastar, porém no palco demonstram integração e sintonia. Os largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água unem as diferentes tribos, com uma grande diversidade de ritmos e atrações. Para completar a festa, vibrando com as comemorações dos 70 Anos do Trio Elétrico, o folião pipoca vai atrás dos microtrios e nanotrios que encantam com criatividade e os sons dos diversos carnavais.

Também tem opção para a criançada no Largo Pedro Archanjo, de sábado a terça-feira, sempre às 15h30, com os bailes infantis, que serão comandados por CadeiraDeBrin, Grupo Pé de Lata, Gatos Multicores e PUMM – Por um Mundo Melhor.

Carnaval Ouro Negro

O Governo do Estado segue fortalecendo o Carnaval dos blocos de matrizes africanas através do edital Carnaval Ouro Negro, que completa 13 anos estimulando a participação de agremiações oriundas das diversas comunidades de Salvador, que tem na folia o ápice para as atividades sociais que são desenvolvidas ao longo do ano. Indumentárias, toques percussivos, danças, performances e cantos fazem parte dos espetáculos, que trazem em si a força da ancestralidade e da tradição. Quarenta blocos, das categorias afro, afoxé, samba e reggae desfilam este ano com o apoio.

Dentre outras agremiações contempladas pelo Carnaval Ouro Negro em 2020 estão o Afoxé Filhos de Gandhy, blocos Alerta Geral, Alvorada, Olodum, Cortejo Afro, Muzenza, Laroyê Arriba, Quero Ver o Momo, Blocão da Liberdade, Tambores e Cores, Bloco da Saudade, Gera Dois e Mutantes, e ainda Reggae O Bloco e o Ska Reggae.

Reconhecimento Facial

O sistema de Reconhecimento Facial da SSP será ampliado no Carnaval de Salvador. As câmeras estarão espalhadas em pontos estratégicos dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Centro Histórico). A ferramenta será empregada também em pontos de entrada e saída, além de estações de transporte público.

Desde que foi implantada, em dezembro de 2018, a ferramenta tecnológica auxiliou nas prisões de 133 foragidos da Justiça pelos crimes de homicídio, estupro, tráfico de drogas, roubo e furto. Ainda no quesito tecnológico, serão 300 câmeras monitorando os três circuitos oficiais, acompanhadas 24h por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Dez drones do Grupamento Aéreo (Graer) também enviarão imagens em tempo real para o COI.O esquema de policiamento vai contar com 27 mil policiais e o detalhamento será divulgado, durante a coletiva da SSP, na segunda-feira (17).

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU