NOTÍCIAS 24HS

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Salvador sedia a primeira edição da Copa Brasil de Basket 3x3 em Cadeira de Rodas

Salvador sedia, até sábado (8), a primeira edição da Copa Brasil de Basket 3x3 em Cadeira de Rodas. Os jogos iniciaram na manhã desta terça-feira (4), no ginásio da Associação Atlética da Bahia, na Barra, reunindo atletas de oito equipes femininas e 16 equipes masculinas.

Ao todo, são 120 atletas cadeirantes de estados como Ceará, Alagoas, Piauí, Espírito Santo, Paraná, Roraima, Distrito Federal e Bahia. A cerimônia de abertura ocorreu na noite de segunda-feira (3), reunindo atletas, dirigentes de entidades de basquete da Bahia e do Brasil, o diretor-geral e o chefe de gabinete da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), Vicente Neto e Diogo Rios, respectivamente.

“Em 2019, a Sudesb apoiou a realização da primeira Copa Nordeste de  Basquetebol 3x3 em Cadeiras de Rodas. Agora, estamos executando também a primeira Copa Brasil de Basket 3x3 para cadeirantes. Ambos campeonatos visam difundir a prática esportiva no país e promover a integração entre os participantes com deficiência de membros inferiores”, destaca Vicente Neto.

Cursos de capacitação

As partidas em quadra estão concentradas das 8h às 14h. Logo em seguida, começam, também na Associação Atlética da Bahia, cursos gratuitos de capacitação técnica, ministrados por profissionais da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeiras de Rodas.

Com aulas teóricas e práticas, estão sendo ofertadas capacitações em Arbitragem (professor Marcos Gama), Técnico (professor Wilson Caju) e Qualificação Funcional (professora Sônia Ribeiro) – todos voltados para jogos de basquete com cadeirantes. “Esta é uma inovação em eventos desta natureza. Importante qualificarmos pessoas para que possam atuar em competições de basquete para cadeirantes”, sinaliza Ives Costa, presidente da Liga Nordeste de Basquetebol.

Sistema de disputa

Na primeira fase do feminino, as oito equipes jogarão entre si em rodízio simples. As quatro primeiras equipes classificadas disputam a segunda fase, formando a chave A que disputará a série ouro da competição;  as outras quatro equipes formarão a chave B e disputarão medalha de prata.

Já na categoria masculina, as 16 equipes que disputam a primeira fase estão divididas em quatro chaves com quatro equipes cada. As duas primeiras equipes classificadas de cada chave serão divididas em chaves E e F, disputando, assim, a série ouro, e as outras equipes também serão divididas em chaves G e H e disputarão a série prata.

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Your Ad Spot

MAIN MENU